Arquivo Municipal de Estremoz recebeu reunião aa Rede de Arquivos do Alentejo
Realizou-se no passado dia 16 de fevereiro, no Arquivo Municipal de Estremoz, uma reunião da "Rede de Arquivos do Alentejo - Secção do Distrito de Évora" (RAA-DE).
O Arquivo Distrital de Évora promoveu, em 2016, a criação de uma Rede de Cooperação entre Arquivos sob a designação "Rede de Arquivos do Alentejo - Secção do Distrito de Évora" (RAA-DE).
Esta Rede de Cooperação destina-se a monitorizar a atividade dos arquivos existentes na região e a difundir boas práticas através da realização de reuniões periódicas, entre o Arquivo Distrital e os restantes membros da Rede, e da criação de grupos de trabalho orientados para questões mais específicas.
A RAA-DE é constituída pelo Arquivo Distrital de Évora, entidade coordenadora, e pelas entidades aderentes. A Comissão Executiva integra as seguintes entidades: Município de Estremoz, Município de Reguengos de Monsaraz e Universidade de Évora.
Estão em funcionamento os seguintes grupos de trabalho:
- Gestão de documentos - coordenado pelo Município de Estremoz
- Arquivos Digitais - coordenado pelo Município de Reguengos de Monsaraz
- Conservação, Tratamento e Divulgação de Documentos - coordenado pela Universidade de Évora
Em Estremoz estiveram alguns representantes do Arquivo Distrital de Évora, do Município de Reguengos de Monsaraz, da Universidade de Évora, do Município de Estremoz, do Município de Sousel, da Administração Regional de Saúde, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, do Município de Redondo e do Município de Évora, que têm apostado na realização de reuniões periódicas descentralizadas, como forma de proporcionar a todos a troca de experiências.