Arquivo Fotográfico Municipal de Estremoz

O Arquivo Fotográfico Municipal de Estremoz encontra-se à guarda da Biblioteca Municipal, à qual compete reunir a documentação fotográfica produzida pelos diferentes órgãos e serviços do Município, bem como as coleções particulares que dão entrada por doação, aquisição ou depósito.

O acervo fotográfico remonta ao fim do século XIX, sendo um importante testemunho do património e da história recente da cidade de Estremoz e das freguesias do concelho.

Para conservar e preservar as coleções fotográficas está em curso a digitalização das imagens, de modo a salvaguardar os suportes originais e a permitir a consulta pelo público.

Um dos objetivos da Biblioteca é localizar fotografias antigas que venham complementar o acervo já existente.

Neste sentido solicita-se a quem possua imagens antigas sobre os diversos aspetos do concelho (ruas, edifícios, festas, feiras, atividades económicas, trabalhos no campo, tradições, etc.) que queira e possa, as ceda à Biblioteca para digitalização, sendo as mesmas devolvidas de imediato.

Pretende-se prestar um serviço de qualidade aos serviços da Autarquia e ao público em geral e promover o conhecimento sobre a história do Concelho de Estremoz.