Apresentação do livro "A Psicologia e Eu"

"A Psicologia e Eu" é o nome do livro cuja apresentação se realizará, dia 6 de setembro, pelas 18:00 horas, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, da Psicóloga Liliana Pilha.

O livro retrata as problemáticas e perturbações psicológicas vivenciadas por qualquer pessoa, sejamos nós próprios ou um familiar, amigo ou uma pessoa próxima.

“Saber distinguir as várias especialidades da psicologia, identificar a problemática e escolher o melhor psicólogo, torna-se muito difícil. Conseguir ser um pai/mãe ou educador de uma criança ou adolescente é muito complexo e exige bastante criatividade”, afirma Liliana Pilha.

A Psicóloga, que desempenha a sua profissão no concelho de Estremoz, considera ainda que "as estratégias mais assertivas devem ter em atenção o lema: amor firme (equilíbrio entre rotinas/regras e partilha de amor e afetos).

Compreender e aceitar que nós enquanto adultos contribuímos bastante para a formação das crianças e adolescentes, é complicado, porque serão os adultos do futuro."

Na obra, fica também claro que "os adultos apresentam uma panóplia de perturbações e dificuldades extensa. O saber cuidar, conseguir ser cuidado por outros, saber lidar com o processo de doença e fim de vida exige ferramentas e um bom equilíbrio psicológico. A diferença entre perturbações com cura e outras sem cura, vai contra a nossa ilusão de viver para sempre. Obter as ferramentas para alcançar este bem-estar psicológico é um caminho tortuoso.

Qualquer mudança na vida exige recursos emocionais para a adaptação à situação, sendo muitas vezes necessária ajuda especializada. Todas as pessoas necessitaram e irão necessitar de acompanhamento psicológico para alguma dificuldade ou fase da sua vida", conclui a profissional de saúde.

Este livro permite a qualquer pessoa o acesso a conhecimentos técnicos numa linguagem simplificada e clara. Permite conhecer diversas perturbações psicológicas e funcionamento da psicologia, tal como diversas estratégias e técnicas para gerir determinadas situações.

Um euro das vendas do livro reverte a favor da Casa de Acolhimento Residencial de Veiros, no concelho de Estremoz, onde a autora é Psicóloga.

Esta iniciativa é uma organização da Booksfactory, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.