Apresentação da programação do Centenário do TBR

No próximo dia 5 de março, pelas 15:00 horas, é oficialmente apresentada a programação do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, um equipamento de grande relevância local e regional, utilizado para as mais variadas ações culturais municipais e do movimento associativo.

O TBR é um dos ex-libris da cidade de Estremoz e a principal sala de espetáculos do concelho. Representa um instrumento de grande importância na prossecução das políticas de desenvolvimento cultural, constituindo um espaço privilegiado de promoção e difusão de atividades culturais de diferentes áreas artísticas (dança, música, teatro, cinema, artes plásticas/visuais e pluridisciplinar) e diferentes formatos (espetáculos, cursos, residências artísticas, exposições, etc).

A programação do centenário é variada, incluindo teatro, revista, cinema (festival), música popular, música erudita, música pop, dança, artes circenses, encontros de canto e música, seminários, formação e educação.

Uma programação onde estremocenses de impacto nacional, como o José Gonçalez ou o Cláudio Henriques tiveram uma intervenção importante, de modo a alavancarem os conteúdos a apresentar.

A celebração do dia de aniversário (23 Julho) será inesquecível.

Assenta num espetáculo que se une à comemoração dos 35 anos de carreira do José Gonçalez, no qual vão cantar um conjunto de fadistas de qualidade comprovada.

A 5 de março lançam-se ainda os fundamentos de uma futura Companhia de Teatro Residente, unindo-se o Município, para concretização deste propósito, à Associação Coletivo Cultura Alentejo.

O programa é o seguinte:

- 10:00 horas - Gigabombos do Imaginário a anunciar o Centenário do TBR no Mercado de Sábado;

- 15:00 horas - Descerramento da placa da integração do TBR na RTCP - Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses;

- 15:15 horas - Discursos institucionais:

- José Daniel Pena Sádio - Sr. Presidente da Câmara Municipal de Estremoz;

- 15:30 horas - Projeto de Companhia Residente no Teatro Bernardim Ribeiro;

- Hugo Guerreiro - Chefe da Divisão de Desenvolvimento Sócio-Cultural, Educativo e Desportivo;

- Cláudio Henriques - Associação Coletivo Cultura Alentejo;

- 16:00 horas - Apresentação da Programação do Centenário do TBR;

- Luís Parente - Responsável do Setor de Serviços Culturais;

- José Gonçalez - Artista e Curador da programação do Mês do Fado;

- José Daniel Pena Sádio - Sr. Presidente da Câmara Municipal de Estremoz;

-16:30 horas - Vídeo "TBR 100 anos de emoções!"

-16:45 horas - Atuação do Grupo de cavaquinhos de Estremoz.