3.º Congresso de Saúde Mental

O 3.º Encontro Internacional em Saúde Mental da Fundação Romão de Sousa decorre, entre 23 e 24 de novembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob o mote "Open Dialogue and Reflective Processes in Mental Health: working with families, communities and networks". 

Jaakko Seikkula, Professor Catedrático de Psicoterapia na University of Jyväskylä, na Finlândia, e principal proponente do sistema de tratamento “Open Dialogue”, está confirmado como um dos oradores principais. Giovanni Stanghellini, psiquiatra e doutor honoris causa em filosofia da Universidade Chieti em Itália é o segundo orador convidado. 
Para o final do encontro está agendado um debate sobre a Saúde Mental com o tema “Neoliberalismo e Saúde mental”, e que vai para além do eixo dominante Psiquiatria/Psicologia, de forma a proporcionar uma reflexão mais ampla e profunda.
Para além de Jaakko Seikkula e Giovanni Stanghellin, este debate conta também com a participação de Jorge Barreto Xavier, ex-secretário de estado da Cultura, Raquel Varela, historiadora, e José Luís Pio Abreu, psiquiatra e professor da Universidade de Coimbra. 

Nos dias que precedem a 3.ª edição do Encontro, irá ser realizada a 2.ª versão do Living Learning Experience em Portugal, evento residencial de três dias que acontece na Villa Morada Sol, Malveira da Serra, em Cascais, liderado pela equipa do Prof. Doutor Rex Haigh e apoiado pelo Royal College of Psychiatrists, projecto “Enabling Environments”.

O Município de Estremoz, em colaboração com a Fundação Romão de Sousa, fornecerá transporte aos munícipes interessados, assim como poderão beneficiar de descontos individuais e em grupo. 

Para mais informações e para consultar programa contacte: http://congress2018.fundacaords.org/program/.

Notícias Relacionadas