"Cidades pela vida, cidades contra a pena de morte"

O Município de Estremoz decidiu, novamente, associar-se à iniciativa da Amnistia Internacional, celebrando o dia 30 de novembro, a partir das 17:30 horas, no Pelourinho, como cidade pela Vida contra a Pena de Morte.
Em colaboração com o Grupo de Estremoz da Amnistia Internacional o Pelourinho de Estremoz será iluminado e serão colocadas faixas alusivas ao dia no centro da cidade.
A data de 30 de novembro foi escolhida para esta celebração por assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte, no Estado europeu do Grão-Ducado da Toscana, no norte de Itália, em 1786. Já Portugal decidiu abolir a pena de morte em 1867 para crimes civis, e em 1976 para crimes militares.
Ao longo do ano de 2021, o número de execuções e de condenações à morte aumentou (comparativamente a 2020), uma vez que alguns dos principais Estados executores retomaram o seu normal funcionamento e foram aliviadas as restrições impostas durante a pandemia, permitindo que os tribunais pudessem voltar às suas funções habituais. Registaram-se, pelo menos, 579 execuções  em 18 países no ano passado — sendo que o Irão foi o principal responsável pela maior parte deste aumento, executando pelo menos 314 pessoas e atingindo o seu número de execuções mais alto desde 2017.
Em Estremoz, a iniciativa “Cidades pela Vida, contra a Pena de Morte” é realizada desde 2008.

Notícias Relacionadas