INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO - QUEIMADAS E QUEIMAS

Tendo por base o Decreto-Lei nº 17/2009, de 14 de janeiro (republicação do Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho) que estabelece as medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, a Câmara Municipal de Estremoz informa que:

- Uma queimada consiste no uso do fogo para renovação de pastagens ou eliminação de restolhos e de sobrantes de exploração agrícola ou florestal, cortados e não amontoados;

- Uma queima consiste no uso do fogo para a eliminação de sobrantes de exploração agrícola ou florestal, cortados e amontoados.

De 15 de outubro a 30 de junho, para realizar uma queimada é obrigatório ter autorização da Câmara Municipal e informar telefonicamente os Bombeiros, através do 268 337 360, aquando do inicio da queimada.

De 15 de outubro a 30 de junho, para realizar uma queima é obrigatório informar telefonicamente os Bombeiros, através do 268 337 360,  aquando do inicio da queima.

Antes de fazer uma queima ou uma queimada informe-se do Risco de Incêndio Florestal para esse dia, junto da Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil ou do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Aceda ao site http://www.icnf.pt e selecione o concelho para o qual pretende saber o Risco de Incêndio Florestal diário.

Antes de proceder a uma queima ou queimada evite:

- Dias em que o risco de incêndio seja Elevado, Muito Elevado ou Máximo;

- Períodos de vento forte, pois aumentam a intensidade da chama podendo provocar focos de incêndio na envolvente;

- Os dias mais quentes, pois os sobrantes e pastos encontram-se mais secos;

- A proximidade de árvores, pilhas de lenha, bilhas de gás ou outros materiais de elevada inflamabilidade e linhas elétricas;

- Queimar amontoados de grandes dimensões, preferindo vários montes de pequena dimensão;

Para mais informação consulte os Bombeiros Voluntários de Estremoz (268 337 360), ou o Município de Estremoz, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil (268 080 250).