Ópera ?Jardins do Passado? em Arcos

Integrada no projeto Mês da Música irá decorrer no próximo dia 1 de outubro, pelas 21h30, no Salão da Junta de Freguesia de Arcos, a Ópera ?Jardins do Passado? do Ensemble Contemporaneus.

"Jardins do passado" é um monodrama musical concebido a partir da poesia lírica de Fernando Pessoa e da música de Brahms, Schubert e Fauré.

"Aquilo que a gente lembra
Sem o querer lembrar,
E inerte se desmembra
Como um fumo no ar,
É a música que a alma tem,
É o perfume que vem,
Vago, inútil, trazido
Por uma brisa de agrado,
Do fundo do que é esquecido,
Dos jardins do passado" [...]

Fernando Pessoa, Poesia Lírica

Não é teatro, não é ópera, não é um concerto, mas antes o desconcerto de uma personagem à deriva. A palavra e a música interagem e são os recursos que, através da dramatização, fomentam a expressão da condição humana. Sem que exista uma narrativa, no sentido estrito, o encadeamento do espetáculo deriva da similitude/disparidade de contextos, envolvências e emoções, geradas por um conjunto de memórias. Jardins do passado são estados de alma, reminiscências de vivências, sentimentos, intenções, desejos e sonhos, trazidos por via da introspeção e melancolia; devaneios que se vão revelando através de cantos e canções, como quem reencontra a sua coleção de vinis num baú de uma arrecadação, cuja chave estava há muito perdida.

Esta iniciativa é uma produção da Contemporaneus, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Arcos, sendo a sua entrada gratuita.