Maratona de Ciência Viva em Estremoz

No próximo dia 30 de setembro o Centro Ciência Viva de Estremoz, convida todos os estremocenses a participarem na ?MARATONA DE CIÊNCIA VIVA EM ESTREMOZ? e, juntarem-se aos seus investigadores.

Do programa destacamos as seguintes atividades:

 

- Maratona de Ciências: Exposições

9h00 - 20h00 - CCVE

Estarão patentes as seguintes exposições destinadas ao público geral:

- Terra, um planeta dinâmico;

- Evolução, resposta a um planeta em mudança;
- Observatório de Ciências da Terra Professor Doutor José Mariano Gago;

- Do Silício à Sílica, 2 milhões de anos de Evolução;

- Porque somos como Somos?;

- Ver a Terra nos ombros de Gigantes.

 

- Saídas de Campo

9h00 - 18h00 - Concelho de Estremoz

- Em Estremoz Há um Sol! De bicicleta ou a pé por um Sistema Solar único" - Em torno de Estremoz existe o único Sistema Solar à escala em toda a Península Ibérica e um dos poucos a nível mundial.

- O Oceano de há 600 milhões de anos. Visita a uma exploração de mármores em laboração, onde se dá destaque aos processos associados à génese das litologias presentes, a sua relação com a topografia da região; os processos de exploração desta rocha ornamental assim como os problemas sociais, económicos e ambientais inerentes à indústria extrativa.

 

- Noite de Cinema

21h30 - Teatro Bernardim Ribeiro

Star Trek: Para além do Universo

- Tertúlia Científica

23h30 - 00h30 - Teatro Bernardim Ribeiro

Após a visualização do filme "STAR TREK: PARA ALÉM DO UNIVERSO", deixe-se ficar na companhia dos investigadores, numa agradável conversa e descubra as diferenças entre a realidade e a ficção.

 

- Observação Astronómica Noturna

00h30 - 02h30 - Varanda do Teatro Bernardim Ribeiro

Visualização direta da esfera celeste e observação de vários objetos astronómicos através de telescópios, onde de uma forma prática são observados diversos temas como movimentos, distâncias, tipos de estrelas, evolução estelar, entre outros.

Estas iniciativas estão a cargo do Centro Ciência Viva de Estremoz, do Município de Estremoz, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e do Instituto de Ciências da Terra. As atividades contam com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva e da Universidade de Évora. O projeto da Noite Europeia dos Investigadores é financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie

 

Notícias Relacionadas