Brinquedo Português em exposição

?Brinquedo Português? é o nome da exposição de Helder Máximo Martins que irá inaugurar, no dia 1 de outubro, pelas 16h00, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.

Helder Máximo Martins desde muito cedo se dedicou ao colecionismo. Foi numa viagem a França, com 16 anos, que ao visitar uma exposição de colecionismo, viu os brinquedos portugueses em destaque, o que em Portugal não acontecia, daí ao agarrar nesta temática foi um relâmpago.

 

Começou por juntá-los, procurá-los, em lojas, feiras e em todo o lugar possível onde os poderia encontrar, depois a estudá-los, seguiram-se vários trabalhos, teses, campanhas e atualmente possui cerca de 10 000 peças, espalhadas por vários temas, as mais antigas, datam dos fins do século XIX, que vão desde a pasta de papel, madeira, folha, polietileno, tecido, argila, etc.

 

O seu espólio integra literatura, estrangeira, livros educativos, jogos, fotos, quadros, vídeos, bicicletas, triciclos, carros de pedais, cavalos de madeira, e plástico, andarilhos, assim como uma outra coleção paralela " Brinquedos do Mundo".

 

Tem feito exposições em todo o mundo, nas quais tem arrecadado vários prémios e distinções, com destaque para o "Universal Toys Tradicional", que lhe foi atribuído, entre cerca de 50 países, em Miami (EU).

 

A mostra estará patente até 27 de novembro, com entrada gratuita. 

 

Notícias Relacionadas