Outubro é Mês da Música em Estremoz

À semelhança de anos anteriores, o Município de Estremoz vai dedicar a sua programação cultural, no mês de outubro, à música.

Do programa destacamos os seguintes espetáculos:

- 01 de outubro - 21h30 - ÓPERA "JARDINS DO PASSADO" - Ensemble Contemporaneus - Salão da Junta de Freguesia - Arcos

"Jardins do passado" é um monodrama musical concebido a partir da poesia lírica de Fernando Pessoa e da música de Brahms, Schubert e Fauré.

Não é teatro, não é ópera; não é um concerto, mas antes o desconcerto de uma personagem à deriva.

- 08 de outubro - 21h30 - ESPETÁCULO DE FADO - Sandra Correia - Teatro Bernardim Ribeiro

A primeira vez que ouvimos a Sandra Correia, ficamos "incomodados". Não sabemos bem o que estamos a sentir, que força é aquela que nos leva às lágrimas, que nos toca tão fundo. Apenas sabemos que o queremos voltar a sentir.
Em Sandra Correia, o Fado ganha Verdade, até porque a sua voz, sendo nova, tem um sabor antigo, uma alma especial pouco vulgar nos tempos de hoje. Com um toque natural de grande classe, a Sandra é a personificação perfeita do Fado.

- 22 de outubro - 21h30 - VIVER VARIAÇÕES - A HISTÓRIA DA MINHA VIDA - peça de teatro sobre a vida de António Variações - Teatro Bernardim Ribeiro

"As pessoas aproximam-se dele como se António Variações irradiasse luz ou íman". Este espetáculo retrata bem essa ideia, ficciona uma noite de bastidores no camarim de Variações. Poderia ser uma noite como tantas outras, como em tantos espetáculos, mas esta retrata a noite em que dá o seu derradeiro e último espetáculo.
Dizem que VARIAÇÕES morreu em 1984, dizem...

- 22 de outubro - 19h00 - ENCONTRO DE COROS - Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide - Igreja de São Francisco

O Orfeão de Estremoz, dirigido pelo Maestro João Luís Nabo, organiza mais um ano o seu já tradicional encontro de coros, que desta vez conta com a participação, além do nosso Orfeão, do Coro Polifónico da Ponte de Sor.

- 29 de outubro - 21h30 - MEMÓRIAS DO CINEMA PORTUGUÊS | Plateias dArte - Teatro Bernardim Ribeiro

O Cinema Português tem um alargado percurso no tempo. Desde o seu aparecimento em Portugal, nos anos 20, nunca mais se deixou de fazer cinema.

Memórias do Cinema Português é um espetáculo onde se apresentam as mais belas melodias que marcaram a história do Cinema em Portugal, enaltecendo também alguns dos seus maiores intérpretes e atores, desde 1920 a 2015.

Para mais informações e reserva de bilhetes, devem os interessados contactar o Teatro Bernardim Ribeiro, através do telefone 268339222, os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, pelo 268339216 ou pelo mail cultura@cm-estremoz.pt ou ainda o Posto de Turismo, através do 268339227.

Esta iniciativa é uma organização do Município de Estremoz, com produção a cargo dos intervenientes.