Quarteto de Cordas com Flauta em Evoramonte

No próximo dia 11 de setembro, pelas 18h30, na Torre do Paço Ducal em Evoramonte, irá decorrer o espetáculo ?Quarteto de Cordas com Flauta? do Ensemble Contemporaneus.

Num concerto inteiramente dedicado ao repertório de câmara escrito para flauta transversal e cordas, serão interpretadas obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Volkmar Andreae (1879-1962). Mozart e Beethoven integram aquela que ficou conhecida como Primeira Escola de Viena. Uma das marcas do classicismo vienense foi a supremacia da música instrumental. No que respeita à música de câmara, foram várias as combinações instrumentais abordadas pelos dois compositores, destacando-se, indiscutivelmente, o quarteto de cordas. Neste concerto, serão ouvidas duas combinações menos recorrentes, mas não menos interessantes, sobretudo devido à inclusão da flauta transversal. Volkmar Andreae, compositor e maestro suíço, foi uma das figuras dominantes do panorama musical da cidade de Zurique durante a primeira metade do século XX. A sua reputação internacional adveio sobretudo da sua atividade enquanto maestro, tendo sido frequentemente convidado a dirigir algumas das mais importantes orquestras europeias, como a Filarmónica de Berlim ou a Filarmónica de Viena. Enquanto compositor, as suas obras, sempre tonais, assentam na tradição romântica, revelando, a nível da orquestração, uma influência muito evidente de Richard Strauss.

Esta iniciativa é uma organização da Contemporaneus, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia de Evoramonte, sendo a sua entrada gratuita.