Sessão de Treino em Suporte Básico de Vida

Decorreu no passado dia 24 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, uma Sessão de Treino em Suporte Básico de Vida, para colaboradores do Município de Estremoz.

O objetivo desta sessão é que os participantes saibam agir em casos de emergência médica, nomeadamente, saber efetuar corretamente manobras de reanimação.

 

De acordo com o conceito de "Cadeia de Sobrevivência", existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade da sobrevivência de vítimas de Paragem Cardiorrespiratória. É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de  imediato 112 e iniciando manobras de Suporte Básico de Vida, vulgarmente chamadas de manobras de reanimação. O conhecimento e domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem ser  incorporados na vida de cada cidadão.

 

A iniciativa permitirá a formação de perto de uma centena de colaboradores do Municipio de Estremoz, dado que será coordenada por um conjunto de formadores  especializados em  emergência pré- hospitalar.

 

Os participantes foram organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema multimédia para que todos os participantes tenham oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos.

 

Esta iniciativa é uma organização do Município de Estremoz, com o apoio do Centro Distrital de Operações de Socorro de Évora, dos Bombeiros Voluntários de Estremoz e Corpos de Bombeiros do Distrito de Évora. 

 

Notícias Relacionadas