Ensemble Contemporaneus apresenta trio de clarinete, piano e violino

No próximo dia 2 de abril, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, irá decorrer um espetáculo dos Ensemble Contemporaneus com um Trio de Clarinete, Piano e Violino.

Tendo por base a sonoridade do clarinete, violino e piano, inúmeros compositores ao longo dos últimos 100 anos escreveram obras para esta formação. Neste concerto iremos escutar obras de Igor Stravinsky, Béla Bartók, Aram Khachaturian e Theo Jamieson. O concerto inicia-se com a suite de LHistoire du Soldat de I. Stravinsky. Esta obra foi na sua versão original composta para um bailarino, três atores e sete instrumentos a partir de um conto tradicional russo. A suite para violino, clarinete e piano foi composta em 1919, um ano após a estreia da versão original, e é uma seleção de cinco andamentos a partir dos treze da versão original. Aram Khachaturian era um pilar da criação musical soviética, com ideais que defendiam que a arte devia ser acessível a todos de forma a integrar as minorias nacionais em toda a União Soviética. O trio apresentado neste concerto foi composto em 1932, quando ele ainda estuda no conservatório de Moscovo. O compositor húngaro Béla Bartók foi altamente influenciado pela música folclórica do seu país. Contrastes foi escrito para clarinete, violino e piano em 1938 e é baseado em melodias de dança húngara e romena. Bartók escreveu a obra em resposta a uma carta do violinista Joseph Szigeti, embora tenha sido o clarinetista Benny Goodman que a encomendou oficialmente.

Esta iniciativa é uma produção da Comtemporaneus com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

Para mais informações e reservas contacte o 268 339 216 ou pelo email: cultura@cm-estremoz.pt