Informação ao cidadão - queimas e queimadas

O Gabinete Municipal de Proteção Civil informa:

- O que é que se pretende realizar: queima ou queimada?

Queima:

Uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração cortados e amontoados.

Queimada: Uso  do  fogo  para  renovação  de  pastagens,  eliminação  de  restolho  e eliminação de sobrantes de exploração cortados mas não amontoados.

- Quando é que se pode realizar uma queima?

- Fora do período crítico (a partir de 1 de outubro);

- Desde que o risco de incêndio seja reduzido, moderado ou elevado (se for muito elevado ou máximo NÃO pode fazer a queima).

- A queima não precisa de licença. É necessário informar os Bombeiros no início da  queima, através do telefone 268337360.

- Quando é que se pode realizar uma queimada?

- Fora do período crítico.

- Desde que o risco de incêndio seja reduzido ou moderado (se for elevado, muito elevado ou máximo NÃO pode fazer a queimada).

- A queimada é licenciada pela Câmara Municipal de Estremoz. É necessário informar os Bombeiros no início da queimada, através do telefone 268337360.

- O que é o período crítico?

Período em que vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios. Em 2015 o período crítico vigorou entre 1 de julho e 30 de setembro.

Considera-se fora do período crítico o período entre 1 de outubro e 30 de junho.

- Onde consultar o risco de incêndio diário no respetivo município?

- Contactar a Câmara Municipal - Gabinete Municipal de Proteção Civil;

- Consultar o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera em  www.ipma.pt.

- Consultar o Quadro de Risco de Incêndio localizado no Parque de Feiras.

- Se for realizar uma queima ou queimada, deve evitar:

- Períodos de vento forte, pois aumenta a intensidade da chama e pode provocar focos de incêndio na envolvente.

- Os dias mais quentes, pois os sobrantes e pastos encontram-se mais secos.

- A proximidade de árvores, pilhas de lenha, bilhas de gás, outro material de elevada inflamabilidade e de linhas elétricas.

- Queimar amontoados de grandes dimensões, preferindo vários montes de menor dimensão.