Câmara promove limpeza do espaço envolvente à Torre de Evoramonte

A Câmara Municipal de Estremoz iniciou hoje a realização de trabalhos de limpeza do espaço envolvente à Torre/Paço Ducal de Evoramonte, através da equipa de Sapadores Florestais Municipais.

Vários turistas que foram atendidos no Posto de Turismo de Estremoz manifestaram o seu desagrado pelo estado de degradação em que este espaço se encontrava, tendo o Município encetado diligências no sentido da sua limpeza, com o objetivo de melhorar a imagem da envolvente próxima a um dos monumentos mais visitados do Alentejo e um dos ex-libris do concelho de Estremoz, classificado como Monumento Nacional. Para além disso, o crescimento de vegetação espontânea estava também a comprometer a segurança contra incêndios nesta que é uma das zonas mais vulneráveis do concelho, no limite ocidental da Serra dOssa.

Note-se que esta se tratou de uma intervenção efetuada com carácter de urgência pelo Município, apenas com o intuito de resolver temporariamente a situação, já que a manutenção deste espaço continua a ser da responsabilidade da Direção Regional de Cultura. Por via do Contrato Interadministrativo concretizado com a Secretaria de Estado da Cultura, o Município apenas recebeu a delegação de competências referente à titularidade e à gestão das muralhas do Castelo de Evoramonte, mantendo-se a Torre/Paço Ducal sob a tutela daquela Direção Regional.

A limpeza da zona envolvente à Torre/Paço Ducal permite agora que, tanto os turistas que visitam esta vila histórica como os seus habitantes, melhor possam usufruir deste espaço e tirar partido do extraordinário enquadramento paisagístico e cénico de Evoramonte.