Município de Estremoz e Comissão Nacional da UNESCO assinaram protocolo

Decorreu hoje, dia 26 de junho, a inauguração da nova exposição permanente do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho e foi assinado o Protocolo de Cooperação entre a Comissão Nacional da UNESCO e o Município de Estremoz, para a criação do Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz.

A representar a Comissão Nacional da UNESCO esteve presente o Ministro plenipotenciário Jorge Lobo de Mesquita, Embaixador da Comissão Nacional da UNESCO, que agradeceu ao Presidente da Câmara, Luís Mourinha, pelo bom trabalho até aqui desenvolvido, acrescentando que com a criação deste Centro, os Bonecos de Estremoz serão ainda mais divulgados, valorizados e reconhecidos não só a nível regional, mas também nacional e internacionalmente.

O Presidente da Câmara, Luís Mourinha, após a assinatura do referido protocolo falou da importância do Centro, como sendo mais um passo, para a salvaguarda do Figurado de Estremoz, entregando ao Embaixador um "Amor é Cego", como representante da riqueza patrimonial que são os Bonecos de Estremoz.

Após a assinatura do documento, foi feita uma visita guiada ao Museu Municipal, que foi renovado nas salas dos Bonecos de Estremoz e Arte Popular e criado um novo espaço dedicado à Faiança de Estremoz.