Estremoz está mais pobre - faleceu Maria Luísa Conceição

Faleceu na madrugada de ontem, 7 de junho, a artesã estremocense Maria Luísa Conceição, com 81 anos de idade

A artesã participava na XIII Feira de Artesanato de Coimbra, tendo falecido num Hospital desta cidade, após ter sido vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Maria Luísa Conceição era uma das mais carismáticas artesãs do Figurado de Barro de Estremoz e pertencia a uma família que sempre esteve ligada a esta arte única e tão característica da nossa cidade. Era filha de Mestre Mariano da Conceição, um dos responsáveis pelo renascimento da arte bonequeira em Estremoz, nos anos 30 do século passado, e sobrinha de Sabina Santos, também ela uma das figuras que fortemente contribuiu para que a arte ainda hoje perdure.

A arte de Maria Luísa Conceição era conhecida e reconhecida por todos aqueles que apreciam os Bonecos de Estremoz, sendo considerada por muitos como aquela que melhor reproduzia a identidade e tipicidade da barrística estremocense e tendo sido galardoada com vários prémios nacionais.

Em 2008, o Município de Estremoz atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, pela qualidade do seu trabalho e pela forma como Maria Luísa da Conceição deu a conhecer o Figurado de Barro e o concelho de Estremoz de Norte a Sul do País e no estrangeiro.
Durante vários anos integrou a Comissão Organizadora da Feira de Artesanato de Estremoz e participou em todas as suas edições, incluindo na deste ano, apesar de ter sido submetida a uma intervenção cirúrgica em data muito próxima à da sua realização. Esta intervenção cirúrgica quase comprometia a sua participação, mas a sua determinação levou-a a fazer mais este esforço na promoção da arte barrística.

O seu desaparecimento deixa Estremoz mais pobre e, em especial, a tradição barrística estremocense, num ano em que o Figurado de Barro de Estremoz foi integrado no Inventário Nacional do Património Cultural, o que muito se deve também ao contributo de Maria Luísa Conceição para a perpetuação da arte

.
O corpo de Maria Luísa Conceição está em câmara ardente na Capela do Anjo da Guarda e as cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, a partir das 10:00 horas.

O Município de Estremoz apresenta à família de Maria Luísa Conceição sentidos pêsames.