Centro de Ciência Viva de Estremoz comemora 10.º aniversário e inaugura observatório

No próximo dia 5 de junho, o Centro de Ciência Viva de Estremoz irá comemorar o seu 10.º aniversário.

Para assinalar condignamente esta data festiva, será inaugurado o "Observatório de Ciências da Terra Professor Mariano Gago", em homenagem a José Mariano Gago, doutorado em Física, falecido a 17 de Abril deste ano, e que em 2005, aquando da inauguração do centro estremocense era Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Mariano Gago foi um dos principais responsáveis pela criação da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, gestora da rede de Centros Ciência Viva.

A partir do dia 6 de junho, a Terra pode ser observada de uma forma inédita no novo espaço, instalado no Convento das Maltezas, dedicado à observação do nosso planeta.

Estas iniciativas, assim como toda a atividade do Centro de Ciência Viva de Estremoz, não seriam possíveis sem o apoio de parceiros, que ao longo dos últimos dez anos têm conseguido reunir as condições para o seu funcionamento. São eles a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Universidade de Évora, a Câmara Municipal de Estremoz e a DGEstE - Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Alentejo.