Estremoz integra a rede de locais modelo do Dia da Defesa Nacional

Foi assinado hoje, dia 2 de junho de 2015, um Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e o Município de Estremoz.

O Dia da Defesa Nacional (DDN) constitui um evento que procura sensibilizar os jovens para a necessidade e importância da Defesa Nacional, destacando o seu caráter multidimensional, com componentes militares e não militares, promovendo uma consciencialização para estas matérias e incutindo-lhes que a "Defesa Nacional é um dever de todos nós".

Devido ao excelente histórico de relações entre o Município de Estremoz e o Ministério da Defesa Nacional, principalmente através do Regimento de Cavalaria n.º 3, foi assinado um protocolo de colaboração, pelos representantes das entidades, o Presidente da Câmara, Luís Mourinha e o Diretor Geral de Recursos da Defesa Nacional, Alberto Coelho.

A cidade de Estremoz integra a nova rede de locais do atual modelo de Dia da Defesa Nacional, recebendo todos os jovens cidadãos convocados residentes em seis concelhos do distrito de Évora (Alandroal, Borba, Estremoz, Mora, Redondo e Vila Viçosa) e em dez concelhos do distrito de Portalegre (Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Crato, Elvas, Fronteira, Monforte, Sousel e Portalegre); num total de 1253 jovens convocados para Estremoz.

Durante a manhã e após a apresentação das atividades do DDN, foi feita uma visita ao RC3 onde se constatou a presença de alguns jovens que atentamente presenciavam as diferentes componentes militares.

Na parte da tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal e após a leitura e assinatura do Protocolo, o Diretor Geral de Recursos da Defesa Nacional, Alberto Coelho, falou das boas relações entre as duas entidades, palavras que o Presidente da Câmara, Luís Mourinha, reforça, acrescentando que Estremoz estará sempre disposto a colaborar com os militares que orgulhosamente defendem o seu país.

No final, Luís Mourinha, presenteou o Diretor Geral de Recursos da Defesa Nacional e o Major General Carlos Alberto Perestelo, Comandante da Brigada de Reação Rápida, com um prato de Mármore de Estremoz.