Ministra da Agricultura inaugurou a Barragem de Veiros

Decorreu ontem, dia 26 de maio de 2015, a inauguração da Barragem de Veiros com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

A cerimónia teve início com a visita à Estação Elevatória, seguindo-se o descerramento de uma placa alusiva à inauguração da Barragem e terminou com uma visita à Rede de Rega e Viária do Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros.

Durante a visita a Ministra demonstrou estar orgulhosa da obra que viu passar do papel para a prática, um projeto que durante anos foi aspiração dos estremocenses e que finalmente vai poder contribuir para o desenvolvimento da agricultura de regadio nesta zona do Alentejo.

O Presidente da Câmara, Luís Mourinha, agradeceu a presença da Ministra, salientando a importância desta obra para Estremoz e para os concelhos vizinhos, tanto ao nível agrícola como no abastecimento de água em caso de seca, referindo ainda congratular-se por ver finalmente esta obra concretizada, na medida em que desde 1885 que é referida como fundamental para o desenvolvimento económico do Alentejo.

Foram feitas diversas ofertas à senhora Ministra, entre as quais, pela mão do Presidente da Câmara, um Aguadeiro, figura representativa da ocasião e também dos Bonecos de Estremoz.

A construção desta Barragem e o seu aproveitamento hidroagrícola vai beneficiar cerca de cinco dezenas de agricultores nos concelhos de Estremoz e Monforte, que veem assim o problema da falta de água resolvido, permitindo melhorias na produção agrícola, promover o emprego no sector primário e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para os habitantes daqueles concelhos.