Ofício dos Chocalhos candidato a Património Mundial

A arte portuguesa de fazer chocalhos, ofício tradicional com particular importância no Alentejo foi aceite como candidata a Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente da UNESCO.

A Candidatura abrange três municípios, Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, sendo que em Portugal já só existem 13 mestres chocalheiros.

Em Estremoz, o Sr. Rui Sim Sim é o mestre dos chocalhos, que hoje recebeu na sua oficina a visita da Rádio Sim e da Vereadora da Cultura, Márcia Oliveira, a quem mostrou a sua coleção de chocalhos e para quem exemplificou, habilmente, como se faz um chocalho.

Em entrevista à Rádio Sim a Vereadora da Cultura falou da importância da Candidatura do Ofício dos Chocalhos e dos Bonecos de Estremoz para o Alentejo e principalmente para Estremoz.

Também no Património Estremoz tem mais encanto!