Observação do eclipse solar no equinóceo da primavera em Estremoz

No próximo dia 20 de março será visível, em Portugal, um eclipse parcial do Sol. Este fenómeno astronómico ocorrerá entre as 7:50 e as 10:10 horas da manhã, esperando-se que a magnitude do eclipse (percentagem do diâmetro solar oculto pela Lua) atinja o máximo de 66% por volta das 9:10 horas.

Por todo o país irão realizar-se um conjunto de observações, estando todo a informação disponível em www.cienciaviva.pt/esero. Nesta página encontra ainda formas seguras de observar o eclipse, que funcionam pelo método de projeção e que não requerem equipamento apropriado (e potencialmente perigoso) como por exemplo, telescópios.

 

O Centro Ciência Viva de Estremoz, em conjunto com a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e com o apoio do Município de Estremoz, irá dinamizar a "Observação do Eclipse Solar, no Equinócio da Primavera" em frente ao Convento das Maltezas, das 7:30 horas às 10:30 horas, disponível para todos os interessados.

 

A participação é livre e a observação realizar-se-á  recorrendo a telescópios, com filtro solar e pelo método de projeção, no entanto, estará naturalmente dependente das condições meteorológicas.


ESTREMOZ, CIDADE DE CIÊNCIA, TEM MAIS ENCANTO! 

 

Notícias Relacionadas