Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Embaixador do Brasil estiveram em Estremoz

Decorreu durante a manhã de ontem, dia 5 de fevereiro, uma visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Campos Ferreira, acompanhado pelo Embaixador do Brasil, Mário Vilalva, no âmbito do programa ?Embaixadoria?.

Foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Luís Mourinha, pelo Vice Presidente, Francisco Ramos e pela Vereadora do Pelouro da Cultura, Márcia Oliveira, que os acompanharam ao Salão Nobre da autarquia, onde se encontrava uma pequena exposição de Bonecos de Estremoz e onde o Sr. Presidente ofereceu ao Secretário de Estado uma "Primavera" e ao Sr. Embaixador uma travessa em Mármore, como exemplo de duas potencialidades do concelho de Estremoz.

O Secretário de Estado demonstrou ser conhecedor da arte do Figurado em Barro de Estremoz, tendo reconhecido o interesse da intenção de candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela sua singularidade e pela forma como retrata a tradição e identidade do povo alentejano.

Luís Campos Ferreira esclareceu que o "Embaixadoria" pretende mostrar aos Srs. Embaixadores, creditados em Lisboa, "o que é o chão do país, o que é Portugal e quais as suas potencialidades, sendo um projeto que sente a necessidade de ser feito em conjunto com os Presidentes de Câmara, criando relações de proximidade de forma a aprofundar e criar oportunidades para ambas as partes".

Ainda de acordo com Luís Campos Ferreira, "Estremoz foi integrado nesta iniciativa porque possui um conjunto de realidades que definem o Alentejo, como o exemplo dos Bonecos que podem vir a ser Património da Humanidade, ou os vinhos que são produzidos com o saber e o conhecimento clássico e tradicional, aliando novas tecnologias e novos sabores".

O Embaixador Mário Vilalva já conhecia Estremoz e reconheceu o "Embaixadoria" como uma excelente ideia, dizendo ainda ser necessário os embaixadores conhecerem o país e em colaboração com os autarcas detetarem novas oportunidades de colaboração.

A visita continuou com uma passagem pela pedreira municipal, onde o Secretário de Estado e o Embaixador contactaram com empresários do sector do mármore, numa perspetiva de abertura à exportação para o Brasil, e terminou num almoço e visita à Adega de João Portugal Ramos.