Estremoz expõe esculturas do acervo municipal

Irá decorrer no próximo dia 8 de fevereiro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, a abertura ao público da exposição ?Lugar da Escultura, obras da Coleção da Galeria de Desenho do Museu Municipal de Estremoz?.

Esta mostra apresenta um conjunto de esculturas de autores, na maioria já consagrados no panorama nacional das artes visuais e que estão representados no acervo do Museu.

A maior parte das esculturas em exposição resulta de uma doação realizada no âmbito da inauguração da Galeria de Desenho, em 1983.

Algumas peças podem ser enquadradas nos movimentos neorrealista e surrealista. De destacar também as esculturas em terracota, que resultam da reinterpretação da tradição do figurado de Estremoz por Noémia Cruz.

Como matérias-primas utilizadas observamos o ferro, pedra mármore e ançã, bambu e terracota, acrílico e bronze, as quais são na maior parte das vezes utilizadas em simultâneo (dois ou mais materiais).

Os autores em exposição são: António Trindade, Gonçalo Nunes, Hélder Baptista, João Duarte, Jorge Vieira, José Aurélio, José João Brito, José Rodrigues, Noémia Cruz, Virgílio Domingues e Zulmiro de Carvalho.

A mostra estará patente diariamente, até 8 de Março de 2015 e substitui a exposição "21 anos, 21 fatos de Carnaval", de João Ramos, que estava prevista para este espaço neste período, mas que teve de ser cancelada por motivos alheios à vontade do Município de Estremoz.