ICN promove Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ICNF, I. P., conjuntamente com outras entidades, desenvolveu o ?Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal?.

A Vespa velutina nigrithorax é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), encontrando-se, por enquanto, aparentemente circunscrita a concelhos do Norte do País. Esta vespa asiática, proveniente de regiões tropicais e subtropicais do Norte da Índia, do Leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia, ocorre nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição.

 

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:

 

§  na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;

§  para a saúde pública - não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

 

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina nigrithorax deverá ser comunicada de imediato através da Plataforma SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou ao ICNF, I.P, através do endereço eletrónico drncn@icnf.pt.

 

 

Notícias Relacionadas