Cozinha dos Ganhões - mais um grandioso sucesso

 

Decorreu de 27 a 30 de novembro a 22.ª edição da Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, a qual recebeu este ano muitos milhares de visitantes, num número consideravelmente superior ao dos anos anteriores.

Durante quatro dias Estremoz mostrou o melhor dos seus sabores, saberes, tradições e património. Marcaram presença a gastronomia, doçaria, produtos regionais, artesanato, ervas alimentares, instituições e animação cultural e desportiva, assim como a II edição da Estremoz Caça e Pesca, que novamente se revelou um excelente complemento às restantes mostras, demonstrando o enorme potencial que o concelho de Estremoz tem nas duas áreas.

 

O contributo de todos os expositores e visitantes foi fundamental para que a Cozinha dos Ganhões tenha sido um êxito, pois apesar da situação económica em que o país se encontra, contribuiu-se para a promoção turística do concelho e para o seu desenvolvimento social e económico.

 

Outros pontos altos do certame foram a apresentação de um novo vídeo promocional sobre os vinhos de Estremoz, já disponível no canal Youtube do Município, bem como a apresentação do projeto Mercado da Terra, que tem como objetivo promover e salvaguardar o Mercado Tradicional de Estremoz, valorizando os produtores e a produção locais. Fados, música tradicional portuguesa, um desfile de moda "Caça e Pesca" e a gala de entrega de prémios de mérito desportivo "Podium 2014", completaram o programa cultural do certame.

 

No domingo Estremoz foi palco da transmissão em direto do programa da SIC "Portugal em Festa", apresentado por João Baião e Rita Ferro Rodrigues, que mostrou ao mundo os encantos da Cozinha dos Ganhões e do concelho de Estremoz.

 

Mais uma vez ficou demonstrado que, em matéria de eventos, Estremoz tem mais encanto.