Presidente da República visitou o concelho de Estremoz

Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, esteve hoje, dia 10 de novembro, de visita oficial ao concelho de Estremoz.

Após almoço no Regimento de Cavalaria de Estremoz e de visita à Adega Tiago Cabaço Wines, o Chefe do Estado Português foi recebido no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, onde assistiu ao trabalho de artesãos da barrística estremocense, que exemplificaram a modelação dos Bonecos de Estremoz, para os quais a Câmara Municipal está a desenvolver a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Seguiu-se uma visita à exposição de Bonecos de Estremoz de cada um dos barristas e de exemplares da Coleção Reis Pereira, e à exposição evocativa do centenário da Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha Portuguesa.

Durante a sua intervenção, na sessão comemorativa desta visita oficial, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, agradeceu a visita do Senhor Presidente da República ao concelho de Estremoz, enaltecendo a importância da sua influência na manutenção do Regimento de Cavalaria n.º 3 nesta cidade. O Presidente da Câmara falou ainda sobre a importância dos sectores dos vinhos e dos mármores para a economia do concelho, bem como do papel dos Bonecos de Estremoz para dinamizar a economia e o turismo, tendo oferecido ao Presidente da República e a sua esposa, um Presépio de Altar da autoria da artesã Maria Luísa da Conceição.

No final da sua intervenção e aproveitando a presença na cerimónia do Senhor Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, o Presidente da Câmara solicitou que o Governo reveja a Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso, no sentido de haver uma maior flexibilidade que permita às autarquias um melhor aproveitamento dos fundos comunitários, ao que o Secretário de Estado respondeu já existirem planos da Administração Central nesse sentido.

Sua Excelência o Presidente da República, na sua intervenção, agradeceu a todos a calorosa receção que Estremoz lhe fez, reconhecendo o valor do Regimento de Cavalaria e do jovem empreendedor Tiago Cabaço, tendo felicitado Luís Mourinha pela recuperação do Palácio Marqueses da Praia e Monforte, que foi recentemente agraciado pelo Prémio Município do Ano 2014, na categoria região Alentejo. Referiu-se ainda aos Bonecos de Estremoz e à importância da salvaguarda desta arte como expressão artística e simbólica da identidade estremocense.

No final da cerimónia e antes de deixar Estremoz, o Senhor Presidente da República teve oportunidade de assinar o Livro de Honra do Município, tendo deixado aos estremocenses palavras de ânimo e de motivação, das quais se destaca o seguinte trecho:

"Estremoz, pelos seus recursos naturais e pela fibra das suas gentes, saberá seguramente afirmar o seu lugar no País e na região, aliando tradição e inovação, capacidade de reinvenção e de afirmação identitária".

O Município de Estremoz congratula-se por esta visita de Sua Excelência o Presidente da República, esperando que a mesma possa ter contribuido para a afirmação e visibilidade do concelho a nível nacional, confirmando assim a sua importância no seio da região em que se insere.