III Duatlo do Sistema Solar em Estremoz

Nos próximos dias 25 e 26 de outubro decorrerá a terceira edição do SOL-DUATLO DE ESTREMOZ e, embora a proposta possa parecer estranha, vai ser mesmo possível visitar os planetas do nosso Sistema Solar a correr e a pedalar!

Com efeito, em 2007 o Centro Ciência Viva de Estremoz instalou no concelho de Estremoz um dos poucos Sistemas Solares à escala existentes em todo o Mundo, com um Sol com mais de 3 metros de diâmetro localizado no centro da cidade de Estremoz e Plutão com 5,6 mm instalado à porta do castelo de Evoramonte a mais de 14 km de distância. Um passeio por este Sistema Solar é, não só uma oportunidade de perceber melhor o maravilhoso Universo em que vivemos, mas também de desfrutar algumas das bonitas paisagens do norte Alentejano, pois a maioria dos planetas estão em pequenas e bonitas povoações do concelho de Estremoz.

Em 2012 uma parceria com a Federação de Triatlo de Portugal permitiu o lançamento de uma atividade anual, onde a Ciência e o Desporto se aliam de uma forma inédita... SOL-DUATLO DE ESTREMOZ, a única prova desportiva que percorre todo o Sistema Solar... em poucas horas...

Cientes da importância, cada vez maior, que a difusão do conhecimento científico junto do grande público tem na manutenção e desenvolvimento de um projeto de sociedade moderna e inclusiva, o Centro Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, que já tinham sido responsáveis pela conceção e instalação deste curioso Sistema Solar em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz, juntaram-se de novo idealizando com a Federação de Triatlo de Portugal, um evento único, desta vez cruzando a CIÊNCIA e o DESPORTO.

Tal como é costume em colaboração com a Escola de Triatlo Santo António de Évora e as Associações de BTT de Estremoz "Sobe e Desce Team" e "Rota dOssa" irá realizar-se no fim de semana de 25 e 26 de outubro o Sol-Duatlo de Estremoz uma prova de corrida e BTT, mas onde quer os atletas quer o público podem participar em diversas atividades científicas, seguindo o programa:

- Dia 25 de outubro: 14h30 - Circuito Regional Jovem;

- 15h30 - Prova Aberta;

- 16h30 - Campeonato Nacional de Clubes - Prova de Estafetas.

- Dia 26 de outubro: 10h00 - Taça de Portugal PorTerra.

Mais informações podem ser obtidas através das páginas www.estremoz.cienciaviva.pt e www.federacao-triatlo.pt.

Sol-Duatlo de Estremoz... atreve-te a participar...