Outubro: mês da música em Estremz

Para celebrar o Dia Internacional da Música, a Câmara Municipal de Estremoz, como já vem sendo habitual, dedica o mês de outubro à música.

No próximo dia 11 de outubro, pelas 18h00, na Igreja dos Congregados, irá realizar-se o Encontro de Coros "Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide".

Mais uma vez o Orfeão Tomaz Alcaide vai levar a cabo o seu já tradicional encontro de coros, o 24.º, e simultaneamente comemorar o seu 84.º aniversário. Para além do Orfeão "Tomaz Alcaide" irão estar presentes o Coro "Leal da Câmara" (Sintra) e um grupo de música coral alentejana, o "Grupo Coral Fora dHoras" de Montemor-o-Novo.

Esta iniciativa, com entrada gratuita, é uma organização do Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide" com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

Também integrado no mês da música irá acontecer no dia 12 de outubro, pelas 18h00, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, o espetáculo "De Brahms a Schoenberg".

A criação deste programa de concerto começou através da escolha da obra Brettllieder de Arnold Schoenberg, obra datada de 1901. Esta obra está incluída no período inicial de Schoenberg no qual os seus trabalhos seguem um estilo de composição pós romântico, fortemente influenciado pela obra de Brahms, Mahler, bem como Richard Strauss. Assim a escolha das restantes obras deste programa de concerto centrou-se na relação entre Schoenberg e estes três compositores.

Para este concerto o Ensemble Contemporaneus comissionou a reorquestração de obras de Brahms, Mahler, R. Strauss e Schoenberg, proporcionando­-nos uma viagem pela música e canção alemã do final do séc. XIX e início do séc. XX.

Esta iniciativa é uma organização da Contemporaneus com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, sendo o preço dos bilhetes de 8€, gratuito para crianças até 4 anos. Dos 5 aos 12 anos e para maiores de 65 anos o preço é de 6€.