Ceramista Fátima Lopes expõe em Estremoz

Irá decorrer no próximo dia 27 de setembro, pelas 16h00, na Galeria D. Dinis, a abertura ao público da exposição ?Cerâmica de Fátima Lopes?.

O trabalho da ceramista de São Bento do Cortiço, Fátima Lopes, é muito influenciado pela região transtagana. A sua inspiração e temáticas abordam constantemente o meio natural e humano onde nasceu e vive, bem como as memórias etnográficas alentejanas. Devido aos desafios colocados pelo Museu Municipal, tem realizado peças de temáticas diferentes das que habitualmente produz (área etnográfica), como Presépios e até a Rainha Santa Isabel. A inovação e a reinvenção das figuras é, podemos dizer, a sua marca de artista.

As peças, geralmente em grês, que marcam o trabalho de Fátima Lopes, são as diversas tipologias de bustos de gente do Alentejo rural.

A produção é geralmente de grande/médio formato, pintada e de acabamento com pormenores onde pode, ou não, recorrer a outros materiais e técnicas. A matéria prima de eleição é o grês e o barro vermelho. Por vezes vidra a totalidade ou parcialmente as peças.

Esta mostra, a decorrer até dia 16 de novembro de 2014, demonstra que é impossível ficar insensível perante tanta arte e beleza!