Deliberações e Voto de Louvor da Assembleia Municipal de Estremoz de 25/04/2014

Sessão Solene Comemorativa do 40º Aniversário do 25 de abril

 

EDITAL

N.º 5/2014

 

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 40º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 1974

 

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal, torna público, nos termos do disposto no n.º 1, do art.º 56º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que a Assembleia Municipal de Estremoz, na Sessão Solene realizada no dia 25 de abril de 2014, tomou as seguintes deliberações:

PONTO ÚNICO

 

  • ATRIBUIÇÃO DE UM VOTO DE LOUVOR AO SARGENTO-MOR FRANCISCO DA SILVA BRAZ;

Proposta da Mesa da Assembleia Municipal;

APROVADO POR UNANIMIDADE

 

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município.

Estremoz, 28 de abril de 2014

O Presidente da Assembleia Municipal,

(Nuno Filipe Queijinho Rato)

 

 

EDITAL

N. º6/2014

 

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, torna público, que na Sessão Solene da Assembleia Municipal de Estremoz, realizada no dia 25 de abril de 2014, sob proposta da Mesa da Assembleia Municipal, foi aprovado por unanimidade o seguinte Voto de Louvor, que se transcreve:

VOTO DE LOUVOR

«Francisco da Silva Braz nasceu a 1 de Janeiro de 1937, na freguesia de Santo André, concelho de Estremoz. Realizou os seus estudos na antiga Escola Industrial e Comercial de Estremoz, no curso de Comércio.

 

Corria o ano de 1956, quando a 8 de Abril, com 19 anos de idade, ingressou no Exército, no Regimento de Cavalaria nº 3, como Miliciano.

 

Passados três anos, integrou o Esquadrão do Regimento de Cavalaria nº 3 que embarcou para Goa, aí como Furriel Miliciano. Regressou a Portugal a 27 de Março de 1961, agora como 2º. Sargento, e ficou a prestar serviço, em Estremoz, naquela que foi a sua Unidade de preferência, o Regimento de Cavalaria nº 3. Cumpriu diversas comissões de serviço, na Guerra Colonial, nomeadamente em Angola, Moçambique e Guiné. Possui diversas condecorações e louvores de âmbito militar.

Participou ativamente, de forma voluntária, em diversas Instituições Civis de caráter solidário e de prestação de serviços, do concelho de Estremoz. Também participou em diversos órgãos de comunicação social local e regional.

 

Considerando que o Sargento-Mor, Francisco da Silva Braz, participou ativamente, como comandante de um pelotão do Esquadrão do Regimento de Cavalaria nº 3, num dos acontecimentos históricos mais marcantes de Portugal, a "Revolução dos Cravos", de 25 de Abril de 1974.

 

Considerando as qualidades de caráter, generosidade e frontalidade que são timbre da sua personalidade e do prestígio local que goza, quer entre os camaradas de armas, quer na sociedade civil.

 

Porque as Revoluções fazem-se por pessoas, para as pessoas, e através desta homenagem pretendemos, também, honrar a memória e o valor de todos aqueles que, mais ou menos anonimamente lutaram pela liberdade em Abril de 1974.

 

Pelo exposto, entende a Assembleia Municipal de Estremoz, hoje que se assinala o 40.º Aniversário do 25 de Abril, ser de maior justiça e merecimento a atribuição de um Voto de Louvor ao estremocense, Francisco da Silva Braz.»

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município.

Estremoz, em 29 de abril de 2014

O Presidente da Assembleia Municipal

 

(Nuno Filipe Queijinho Rato)

 

 

Notícias Relacionadas