Exposição de trabalhos "surrealistas" no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte
No dia 18 de janeiro abre ao público, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, a exposição ?O Surrealismo no acervo da Coleção de Desenho do Museu Municipal de Estremoz?.
A presente exposição possui trabalhos doados pelos seus autores para o acervo de Desenho do Museu Municipal de Estremoz em 1983, 1997 e depois em 2007. São, como afirma Fernando de Azevedo, acima de tudo "testemunhos" dos seus autores e não as suas obras de vanguarda, ou definidoras de toda uma carreira.
Para esta mostra foram selecionados trabalhos classificados sob o título de "surrealistas". São obras quer desta área artística, quer também da área do fantástico e algumas podem-se mesmo "encaixar" no abstracionismo, com uma certa fantasia onírica, um desenho que vai para além do tangível, do racional e do utilitarismo, ou seja, são trabalhos que possuem pelo menos algumas características ao nível da conceção e idealização da arte surrealista.
Os artistas patentes são: Areal, Carlos Ferreiro, Carlos Godinho, Carlos Roxo, Domingos Oliveira, Eurico Gonçalves, Fernando de Azevedo, Gregg Simpson, Jenny de Carvalho, Jorge Vieira, Maria Gabriel, Maria Tomás, Mário Américo, Miguel de Carvalho, Sara Maia e Wedgwood Steventon.
A entrada é livre e a mostra estará aberta de terça-feira a domingo, até 18 de maio de 2014.