Estremoz expõe presépios de todo o mundo a partir deste fim de semana

No próximo dia 8 de dezembro, domingo, a Câmara Municipal de Estremoz inaugura nesta cidade duas exposições de Presépios, que estarão patentes ao público até ao próximo dia 6 de janeiro.

A partir das 16:00 horas é inaugurada na Galeria Municipal D. Dinis a VII Exposição de Presépios de Artesãos do Concelho de Estremoz, uma mostra anual de presépios elaborados por artesãos locais e que conta nesta edição com 23 participantes e cerca de 40 peças em exposição. De destacar que este ano a mostra "subiu ao Castelo", a pedido da maioria dos participantes, dado que em anos anteriores a mesma se realizou no Centro Cultural desta cidade.

Às 17:00 horas, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, é inaugurada a exposição "Presépios do Mundo", uma mostra de algumas das mais interessantes peças da coleção particular do Major-General Fernando Canha da Silva, que nos apresenta presépios de todos os continentes, nos mais diversos suportes e com as mais diversas formas. Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio do Regimento de Cavalaria n.º 3 de Estremoz.

Estremoz é, neste momento, a grande cidade do Presépio no Alentejo, não só pela quantidade dos eventos que dedica à  temática da Natividade, mas principalmente pela qualidade dos mesmos. Os nossos artesãos e o senhor Major-General Canha da Silva, com a sua participação e qualidade que colocam nos seus Presépios, são a chave deste sucesso!

Pretende-se recuperar uma tradição bem portuguesa, na qual Estremoz teve um papel importante na sua dinamização no Alentejo, marcando assim o calendário festivo na região.

Uma excelente oportunidade para visitar Estremoz e ficar a conhecer as suas potencialidades nesta quadra natalícia.