Comemorações do cinquentenário do Cortejo de Trabalho de 1963

No sábado, 31 de agosto, terão lugar em Estremoz, as COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DO CORTEJO DE TRABALHO DE 1963, as quais decorrerão a partir das 16 horas na Sala de Exposições do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, na rua João de Sousa Carvalho.

As comemorações visam evocar o Cortejo do Trabalho que teve lugar em 1963, na Avenida 9 de Abril, em Estremoz, no decurso das Festas à Exaltação da Santa Cruz. Tratou-se de um Cortejo organizado pela Comissão de Festas, com o apoio da Câmara Municipal e que mostrou à população e aos visitantes, os vários sectores do artesanato e indústria locais, bem como os múltiplos aspetos da agricultura e da vida rural de então.

Uma tal evocação justifica-se pela importância que o Cortejo teve e como tal honrar a memória de todos aqueles que o ergueram e apontá-lo como exemplo à juventude, porque ali estavam reunidos todos os traços da nossa identidade cultural concelhia e regional.

O evento de grande qualidade e fidelidade etnográfica, foi registado pelo grande fotógrafo Rogério de Carvalho e deu lugar a uma Exposição Retrospetiva do Cortejo, patente ao público no local das Comemorações, até ao próximo dia 31 de dezembro.

As Comemorações e a Exposição são da iniciativa da Associação Filatélica Alentejana e têm o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.