VI Exposição de Presépios de Artesãos do Concelho de Estremoz

A partir do próximo dia 9 de dezembro, no Centro Cultural de Estremoz, irá estar patente a VI Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz.

Trata-se da sexta edição de uma mostra anual de presépios, realizados por artesãos de Estremoz, que é já um sucesso pelo número de participantes e visitantes. Pretende a Câmara Municipal de Estremoz, através do Museu Municipal, recuperar uma tradição bem portuguesa, na qual Estremoz teve um papel importante na sua dinamização no Alentejo, marcando assim o calendário festivo na região.

Hoje em dia, são dezenas os artesãos locais que dedicam uma parte do ano à produção de peças representativas da cena da natividade, utilizando as mais diversas matérias-primas, contrapondo a tradição em que apenas os barristas se dedicavam à arte dos presépios.

Presentes na mostra estarão os trabalhos de: Afonso Ginja, António Moreira, Carlos Alves, Célia Freitas e Miguel Gomes, Duarte Catela, Fátima Borralho, Fátima Lopes, Francisca Carreiras, Guilhermina Maldonado, Irmãs Flores; Isabel Pires, Jorge Cecílio, José Vinagre, Manuel Miranda, Manuel Serrano, Maria José Camões, Maria Luísa Conceição, Perfeito dos Santos Neves, Ricardo Fonseca, Roberto Carreiras, Valter Cavaco e Zulmira Cavaco.

A exposição decorrerá até 5 de Janeiro, com entrada gratuita, havendo atividades educativas (mediante marcação através do email animacao.museu@cm-estremoz.pt), relativas à tradição presepista de Estremoz.