Marisa Bacalhau apresenta livro na Cozinha dos Ganhões

Integrado no programa da XX Cozinha dos Ganhões, no próximo dia 1 de dezembro, pelas 15h00, irá decorrer uma apresentação do livro ?Gaturamo ? Os Regimentos da Europa na Reconquista do Rio Grande do Sul?, da autoria de Marisa Bacalhau.

O presente estudo desenvolve-se em torno dos acontecimentos militares que culminaram com a reconquista do Rio Grande do Sul, Brasil, em 1776. Nesta reconquista estiveram ativamente empenhados os corpos militares de Moura, Bragança e Estremoz, liderados pelo tenente General Böhm. Uma vez no Brasil, participaram em importantes confrontos bélicos onde obtiveram resultados notáveis. Estes homens deixaram também impressas na Cultura e História do Brasil marcas indeléveis que nem o tempo foi capaz de apagar e é também sobre esses elementos que este livro estabelece uma profunda reflexão.

Marisa Bacalhau é Licenciada em História, Ramo Património Cultural, na Universidade de Évora. Efetuou o Mestrado em Museologia e Património Cultural na Universidade Nova de Lisboa, que terminou em 2003.

Trabalha como Técnica Superior de História desde 2000, na Câmara Municipal de Moura. Publicou em 2005 a edição "Azeite de Moura, um Património com história". Foi coautora do e-book "O foral Manuelino de Moura 1512-2012".