Comunicado - situação meteorológica adversa: precipitação

No seguimento da nota informativa do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de 2 de novembro, prevê-se para as próximas 48 horas, nas regiões do Centro e Sul, precipitação que poderá ser localmente forte, acompanhada de trovoadas.

A Câmara Municipal e o Gabinete Municipal de Proteção Civil recomendam à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tendo em conta os seguintes efeitos expectáveis:

1. Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

2. Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais;

3. Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

4. Danos em estruturas montadas ou suspensas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que recomenda a observação e divulgação de medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

1. Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da proteção civil;

2. Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas.

3. Na estrada, adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

4. Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou veículos para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

5. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

6. Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas.

A Câmara Municipal de Estremoz recomenda a colaboração de todos e estará atenta ao desenvolvimento desta situação de instabilidade meteorológica.