Outubro: mês da música em Estremoz

Para celebrar o Dia Internacional da Música, a Câmara Municipal de Estremoz, como já vem sendo habitual, dedica o mês de outubro à música, organizando um vasto programa cultural em parceria com algumas coletividades do concelho.

- MÚSICA DE CÂMARA IBÉRICA | Ensemble Contemporaneus

[06 de outubro | 21h30 | Teatro Bernardim Ribeiro]

A soprano Joana Godinho junta-se aos solistas do Ensemble Contemporaneus (Solange Silva, David Montes, Francisco Serôdio e Vera Batista) numa incursão pela música de câmara, composta por compositores ibéricos do séc. XX a XXI para flauta, trombone, piano, voz e viola. O concerto Música de Câmara Ibérica irá proporcionar-lhe uma viagem por diferentes timbres e sonoridades, uma viagem pela evolução das técnicas de composição ao longo do séc. XX, que passam de movimentos conservadores para o experimentalismo e individualismo vivido nos tempos presentes.

- UNIÃO E DEZ4LINH4DOS | Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e Banda "Desalinhados"

[13 de outubro | 17h00 | Teatro Bernardim Ribeiro]

Numa iniciativa única na história de ambos os participantes, a União e a banda de pop/rock Dez4linh4dos vão partilhar um concerto no Teatro Bernardim Ribeiro, tocando em conjunto alguns êxitos da Música Moderna. Uma surpresa a não perder.

- VOLTA AO MUNDO EM 10 INSTRUMENTOS | Companhia Marimbondo e Associarte

[14 de outubro | 16h00 | Teatro Bernardim Ribeiro]

Espetáculo interativo para todas as idades, onde o público, auxiliado por um enorme globo, escolhe o trajeto de uma viagem musical à volta do mundo.

Matilde e Pepe apresentam, em cada um desses destinos, extraordinários instrumentos desse local: o xafoon do Hawai, o berimbau brasileiro, o washboard norte-americano, etc. Aceite o convite para viajar, com muita imaginação, através do didático mundo dos instrumentos! Com mais de 20 anos, a Companhia Marimbondo é uma das grandes impulsionadoras do Novo-Circo em Portugal e foi responsável pelo aparecimento de projetos verdadeiramente inovadores no país.

Espetáculo inserido no TEIAS - REDE CULTURAL DO ALENTEJO e Cofinanciado pelo Inalentejo/QREN/UE

- I ENCONTRO DE BANDAS JUVENIS DE ESTREMOZ | Sociedade Filarmónica Artística Estremocense

[20 de outubro | 16h00 | Teatro Bernardim Ribeiro]

Pela primeira vez em Estremoz, ir-se-á realizar um Encontro de Bandas Filarmónicas Juvenis com a participação da Banda Juvenil da União (anfitriã), da Banda Juvenil de Alvide (Cascais) e da Banda Juvenil do CCA (Alandroal).

- ENCONTRO DE COROS | Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide"

[20 de outubro | 18h00 | Igreja dos Congregados]

O Orfeão já nos habituou ao anual encontro de coros que realiza há já alguns anos no mês de outubro. Este ano podemos contar com as vozes do nosso Orfeão, do Orfeão da Covilhã e do Grupo Vocal ARSIS (Lisboa).

- CONCERTO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA LUZITANA

[21 de outubro | 16h30 | Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz]

A justificação para a realização do Concerto de Outono, come­morativo do Dia da Música, é evidente. No entanto, por vezes torna-se necessário recordar a alguns que o que as bandas amadoras fazem também é música e, muitas vezes, música de qualidade.

Além disso, a música em Portugal muito deve ao contributo do grande número de músicos amadores que, sistemática e empe­nhadamente aplicam muito do seu tempo livre na consecução destes objetivos musicais.

O Mês da Música é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz com co organização do Ensemble Contemporaneus, da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, da Banda "Desalinhados", do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide e da Sociedade Filarmónica Luzitana.