Foi inaugurada a nova Escola Básica do 1º Ciclo da Mata

Foi inaugurada hoje, dia 13 de setembro, a nova Escola Básica do 1º Ciclo da Mata, em Estremoz, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Luis Mourinha, a Diretora Regional da Educação do Alentejo, Dra. Maria Reina Martin, o Presidente da Assembleia Municipal, Martinho Torrinha, vereadores da Câmara Municipal, presidentes das juntas de freguesia, entidades civis e militares, bem como antigos e atuais professores e funcionários daquela escola.

Luis Mourinha agradeceu a presença de todos, em especial à Sra. Diretora Regional, pelo bom entendimento que tem existido entre as duas entidades, apelando aos professores para que estes mantenham e reforcem o trabalho desenvolvido em prol da comunidade e do sucesso educativo daqueles que serão o futuro do nosso concelho.

A Diretora Regional agradeceu o convite e reforçou a ideia de continuidade no apoio e na resolução de situações futuras, enaltecendo o trabalho do Município de Estremoz na criação de condições dignas para a comunidade educativa, como é o caso desta nova escola. Maria Reina Martín salientou ainda que o bom relacionamento entre as duas entidades tem permitido ajudar a superar as dificuldades que muitas vezes surgem na área da educação.

Este novo equipamento representa um investimento total de mais de 860 mil euros e foi comparticipado pelo INALENTEJO à taxa de 85%.

Refira-se ainda que as novas instalações, construídas no lugar do antigo edifício, que foi demolido durante o processo, representam um investimento de cerca de 130 mil euros custeados diretamente pelos cofres da autarquia. Trata-se de um valor bastante inferior àquele que a autarquia teria que desembolsar (mais de 200 mil euros), caso tivesse optado pela recuperação do antigo edifício, que padecia de graves anomalias estruturais, colocando em risco a segurança de toda a comunidade escolar.

Apesar das vozes que se levantaram contra a realização desta obra, Estremoz e a comunidade educativa local estão de parabéns, já que esta nova Escola vai agora permitir que crianças, docentes, auxiliares, pais e encarregados de educação tenham mais e melhores condições de ensino, o que certamente contribuirá para um maior sucesso escolar.