Contemporaneus e Município de Estremoz apresentam ópera no Teatro Bernardim Ribeiro

Ensemble Contemporaneus abre novamente a temporada com ópera.

No próximo dia 8 de setembro, a Contemporaneus, numa coprodução com o Município de Estremoz, apresenta no Teatro Bernardim Ribeiro, desta cidade, La princesse jaune, de Camille Saint-Saëns, e The Wandering Scholar, de Gustav Holst.

Nesta que será a estreia nacional das duas óperas, reorquestradas propositadamente para esta ocasião por Antonio Risueño, o Ensemble Contemporaneus será dirigido pelo maestro João Paulo Santos. A encenação ficará a cargo de Fernanda Lapa, a cenografia será de Rui Alexandre e o desenho de luzes de Paulo Sabino. Os solistas serão Inês Simões (soprano), Marco Alves dos Santos (Tenor), João Merino (Barítono) e Nuno Dias (Baixo).

La princesse jaune, de Camille Saint-Saëns (1835-1921), é uma ópera cómica de 1872 com libreto de L. Gallet, que conta a história de uma princesa japonesa. Não sendo a primeira ópera de Saint-Saëns, foi a primeira das sua óperas a ser ouvida pelo público. A sua estreia aconteceu a 12 de junho de 1872 na Salle Favart, em Paris.

The Wandering Scholar de Gustav Holst (1874-1934), ópera de câmara com libreto de Clifford Bax, foi a última e a mais bem sucedida das óperas e operetas que Gustav Holst escreveu. A sua estreia aconteceu em 1934.

Depois de, em 2011, a Contemporaneus ter assumido o desafio de abrir a temporada com a apresentação de uma encenação contemporânea de Cosi fan tutte, a penúltima ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), escrita em 1790, volta agora a iniciar a sua temporada com ópera. A Temporada 2012/2013 da Contemporaneus decorrerá no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. Terá início a 8 de setembro de 2012 e terminará a 6 de julho de 2013 com a apresentação de Quartuor pour la fin du temps de Olivier Messiaen (1908-1992).

A Contemporaneus, associação criada em 2005 para a promoção da arte contemporânea, surgiu do trabalho desenvolvido pelos músicos fundadores do Ensemble Contemporaneus com o objetivo de criar uma estrutura que o dirigisse administrativa e artisticamente e, simultaneamente, permitisse o desenvolvimento de um projeto artístico mais amplo e diversificado que a exclusiva atividade musical do ensemble.

Desde então, a associação tem funcionado como fonte de criação artística, divulgando e dinamizando a música contemporânea e, sobretudo, trabalhando na criação de hábitos regulares de fruição artística junto do público, para que o direito e livre acesso à cultura descritos na Constituição seja uma realidade para todos. Assim, e com o objetivo de promover a arte e os artistas contemporâneos, a associação tem realizado trabalho junto de autarquias, teatros, escolas, associações e outros agentes culturais, desenvolvendo e estimulando a prática musical.

Através dos seus projetos, a Contemporaneus pretende então ser um espaço de conhecimento, de prática e de atualidade artística, com uma programação cultural dinâmica, regular e diversificada.

RESERVAS/INFORMAÇÕES:

CME | Telef.: 268 339 222 ou 268 339 216 | E-mail: cultura@cm-estremoz.pt

Os preços dos bilhetes variam entre 15.00€ na plateia e 1.º balcão, 13.00€ nas frias e camarotes, e 11.00€ no 2.º balcão.

COPRODUÇÃO:

Câmara Municipal de Estremoz | www.cm-estremoz.pt