Comunicado sobre situação meteorológica adversa ? tempo quente
De acordo com a informação atualizada do Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias, nomeadamente até ao dia 20 de Março de 2012, prevê-se tempo quente e seco, com vento soprando do quadrante leste, sendo que nas terras altas este poderá soprar moderado a forte.
Como tal, os índices de perigosidade de incêndio florestal tenderão a atingir valores superiores ao que é normal para esta altura do ano, sendo expectável que a temperatura máxima varie entre os 18ºC e os 22ºC no Concelho de Estremoz.
A Câmara Municipal e o Gabinete Municipal de Proteção Civil relembram à população que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):
1. Realização de queimadas, nem fogueiras para recreio ou lazer, ou para a confeção de alimentos;
2. A utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
3. Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
4. O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
5. Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
6. A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A Câmara Municipal de Estremoz recomenda à população a adequação dos comportamentos e atitudes, face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias.