Rastreio do Cancro da Mama entre 29 de novembro e 30 de janeiro

O Concelho de Estremoz recebe, a partir do próximo dia 29 de Novembro de 2011 até ao dia 30 de Janeiro de 2012, uma unidade móvel do Núcleo regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a efectuar a 6ª volta do Rastreio do Cancro da Mama.

O Rastreio é destinado às mulheres com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos. Estas mulheres serão convidadas a participar através de carta personalizada. A data de comparência é flexível e pode ser alterada mediante solicitação. Para o efeito devem utilizar os contactos indicados nas cartas, 266 700 218 ou 915 999 894.

Tendo obtido uma taxa de participação de 69 % na volta anterior (2009), a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem por objectivo atingir acima dos 80 % de comparência ao rastreio no presente ano. Para o efeito, serão convocadas cerca de 90 mulheres por dia, num total de 2237 cidadãs.

O Rastreio no Concelho de Estremoz, em estreita colaboração e com o apoio da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e autoridades de Saúde Pública (UCSP Estremoz), decorrerá, salvo alguma contrariedade, de segunda a quinta-feira entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30 e sexta-feira entre as 9h00 e as 13h00, nos seguintes locais: 29 e 30 de Novembro junto à Casa do Povo de Veiros; de 07 a 20 de Dezembro junto à Junta de Freguesia de São Lourenço de Mamporcão e de 22 de Dezembro a 30 de Janeiro no Centro de Saúde de Estremoz.

Esta acção, totalmente gratuita para as utentes, insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro que tem como objectivos primordiais, a redução da letalidade da doença.

Através do diagnóstico atempado é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como, melhorar a qualidade de vida das pacientes. A detecção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar, trazendo claros benefícios para pacientes e familiares.

Para a consecução deste Programa de Rastreio são utilizadas unidades móveis e uma unidade fixa, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres. Para exercer de forma consistente o referido rastreio, na sua área de influência, o Núcleo Regional do Sul dispõe dos seguintes meios:

• - 7 Unidades móveis e uma Unidade fixa em Santarém, apetrechadas com equipamentos de mamografia, digitalizador de imagens mamográficas, técnicas de radiologia e pessoal administrativo, que se deslocam nos concelhos dos distritos de Beja, Évora, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal e Lisboa;
  • - Um Centro de Leituras e Aferições (CLA), sito em Lisboa, "coração" do rastreio, equipado com aparelhos de leitura de radiografias (mamografias), ecógrafo, mamógrafo e outros equipamentos médicos que permitem acurar o diagnóstico;
  • - Uma equipa constituída por cinco médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames (segundo o método da dupla leitura cega) e, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo, efectuam outros exames complementares de diagnóstico, também estes gratuitos.

Porque se podem salvar vidas através de um rastreio eficaz e eficiente, apelamos à participação de todas as convidadas!