Estremoz homenageou Tomaz Alcaide

No passado dia 12 de Novembro, Tomaz Alcaide foi homenageado na sua terra natal: Estremoz.

Pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal, Luis Mourinha, foi entregue à viúva do tenor, D.ª Asta Rose Alcaide, o título póstumo de Cidadão Honorário de Estremoz e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, entregues a Tomaz Alcaide pelo seu excelente trabalho como cantor lírico, com repetidas actuações nos mais famosos palcos da Europa, da América do Norte e da América do Sul.

D.ª Asta Rose Alcaide, emocionada, agradeceu a homenagem e recebeu com orgulho as referidas distinções, mencionando que Tomaz Alcaide gostava muito da sua terra natal e que não poderá haver melhor local para as suas cinzas ficarem sepultadas.

Na cerimónia que decorreu na Igreja dos Congregados, intervieram o Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Martinho Torrinha, que leu extracto da acta em que foi deliberada a atribuição do título e da medalha, bem como amigos da família de Tomaz Alcaide.

A cerimónia contou ainda com a actuação do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide, do Orfeão do Colégio Militar e da Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.

As cinzas de Tomaz Alcaide seguiram depois, com guarda de honra do Colégio Militar (que o tenor frequentou) e em viatura do RC3, até ao Monumento em sua honra no Largo dos Combatentes, local onde foram depositadas.

Desta forma, foi prestada a este ilustre "filho de Estremoz" uma homenagem justamente merecida.