Bonecos de Santo Aleixo em Estremoz

Vai realizar-se no próximo dia 5 de Novembro, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, um espectáculo intitulado ?Bonecos de Santo Aleixo?.

Os Bonecos de Santo Aleixo são títeres tradicionais do Alentejo que parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.

Propriedade do Centro Dramático de Évora (Cendrev), são manipulados por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Os Bonecos originais estão expostos no Teatro Garcia de Resende, enquanto esperam a criação do Museu dos Bonecos, integrado na rede museológica da cidade. As réplicas com que hoje trabalham foram fielmente reproduzidas com a preciosa colaboração de Joaquim Carriço "Rolo", artesão da Glória, concelho de Estremoz, e velho amigo da família Talhinhas.

Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora - BIME que se realiza desde 1987.

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz com produção do Centro Dramático de Évora (CENDREV).