Jornadas Europeias do Património 2011 em Estremoz

Integrada nas Jornadas Europeias do Património 2011, que decorrem de 23 a 25 de Setembro, sob o tema ?Património e Paisagem Urbana?, irão realizar-se as seguintes actividades:

Estremoz

- 23 de Setembro - 18h00 - Posto de Turismo de Estremoz

MEMÓRIAS DE PEDRA - Exposição e apresentação percurso urbano pelo Mármore.

A história e as memórias da cidade também se escrevem através dos pormenores em que ninguém repara, neste caso, nas pedras de mármore talhadas pela criatividade dos homens destes e de outros tempos. Exposição patente de 23 de Setembro a 31 de Outubro.

Evoramonte

- 23 de Setembro - 16h00 - Inauguração das Jornadas na Torre de Evoramonte.

- 16h30 - Inauguração da Exposição "Fluxos" do Arquitecto Madeira dos Santos na Torre de Evoramonte.

- 17h00 - Colóquio sobre a Salvaguarda do Património Cultural.

- 24 de Setembro - 17h00 - Visita guiada à exposição Rede Europeia de Sítios da Paz e a uma casa tradicional.

- 18h00 - Centro Histórico - Visita guiada à Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Maria, antiga prisão e outros monumentos.

- 18h40 - Arruada pela Sociedade Filarmónica Veirense.

Estremoz

- 25 de Setembro - 10h00 - Concentração junto à Capela da Rainha Santa.

Visita à Capela da Rainha Santa, à Igreja dos Congregados e à Quinta do Carmo (Organização da Associação de Estudos de Cultura, História, Artes e Património).

- 16h00 - Sala de Exposições do Museu Municipal - Exposição de fotografia de José Cartaxo "Quando a fé sai à rua".

Documento fotográfico que regista diversas manifestações da fé católica que utilizam o espaço público, por parte de um povo cuja crença se conhece e se dá a conhecer, em função de eventos específicos, datados, seculares, tidos como necessários para a sua sobrevivência espiritual. Exposição patente de 25 de Setembro a 20 de Novembro.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolvem cerca de 50 países no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do património.