Noites de Verão apresentam Canções de Cordel

Integrado no projecto Noites de Verão, dia 27 de Agosto, pelas 21:30 horas, na Esplanada dos Congregados, César Prata traz a Estremoz o seu mais recente projecto musical, Canções de Cordel, através do qual recuperamos e reinventamos a mitologia e imaginário populares dos folhetos de cordel. Histórias de ?sangue, faca e alguidar?, como nos diz o artista.

Uma revisitação a uma prática quase esquecida, que pertence a uma forma de representação colectiva, tradicional, cujo tempo se encarregou de deslocar para um espaço da memória, mi(s)tificando-a, num espectáculo que oscila entre o trágico e o cómico e que fará, pelas músicas e letras, as delícias de miúdos e graúdos.

César Prata fundou e dirigiu diversas associações culturais e trabalhou com inúmeras colectividades no âmbito da recolha do património imaterial. Criou e dirigiu diversos espectáculos. O seu nome encontra-se ligado a inúmeros discos, quer como compositor, arranjador, criador, intérprete ou técnico dos quais se destacam Chuchurumel, Assobio e Chukas (encomenda do IGESPAR para o Parque Arqueológico do Vale do Côa). Publicou alguns cadernos sobre tradição oral. Criou e assegurou a direcção musical de espectáculos. Compôs para teatro. Colabora regularmente com o Projéct (Teatro Municipal da Guarda). Integrou o GEFAC. Fundou os projectos Chuchurumel e Assobio. Participou em festivais internacionais, dos quais se destacam "Canti di Passione" (Salento, Itália, Abril de 2007), "Ahoje é ahoje!" (Maputo, Moçambique, Agosto de 2008). Editou, em Dezembro de 2010, Canções de cordel, o seu CD mais recente.

Informações:
Sector de Animação Cultural (CME) | Telf.: 268 339 216 ou E-mail: cultura@cm-estremoz.pt

Co-organização | Câmara Municipal de Estremoz
Produção | Festival Escrita na Paisagem 2011/Colecção B (www.escritanapaisagem.net)
Apoio | Direcção Regional de Cultura do Centro
Agradecimento | ACDE - Associação Comercial do Distrito de Évora