Teatro Bernardim Ribeiro recebe ópera ?Così Fan Tutte? de Mozart

A Contemporaneus, associação para a promoção da arte contemporânea apresenta em Estremoz a sua nova produção, a ópera ?Così Fan Tutte? de W. A. Mozart, totalmente produzida no Alentejo, e que terá a sua estreia no próximo dia 9 de Setembro, pelas 21h00, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Reconhecendo a forte ligação de Estremoz ao universo lírico, através do conhecido tenor estremocense Tomaz Alcaide, é com uma conhecida ópera de Mozart que o Teatro Bernardim Ribeiro dá início à sua temporada de programação 2011/2012.

"Così Fan Tutte", a penúltima ópera escrita por Mozart em 1790, é um drama lírico em 2 actos, que conta as histórias de amores, de fidelidade e infidelidade passadas em Nápoles nos finais do Séc. XVIII. Aparenta ser uma simples comédia de enganos, mais vai muito mais longe do que isso pois é, na verdade, uma bela história universal de amor e desengano, compreendida e identificada por todo o público, que já foi jovem, teve um primeiro amor e sofreu desgostos amorosos.

A Contemporaneus assumiu para o ano de 2011 o desafio de realizar uma ópera de Mozart, com a orquestra do Ensemble Contemporaneus e com um número de elementos mais alargado - seis cantores solistas e uma encenação contemporânea. Na interpretação estarão Alexis Heath (barítono), Carmen Matos (soprano), Joana Gil (soprano), João Merino (barítono), Marco Alves dos Santos (tenor) e Margarida Marreiros (mezzo-soprano). A encenação estará a cargo de Helena Estanislau e a direcção musical de Vera Batista.

Depois da estreia, a produção será apresentada também no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre e no Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo, ficando disponível para circular pelas salas de espectáculos do país.

Reservas/Informações:
CME | Telef.: 268 339 216 ou E-mail: cultura@cm-estremoz.pt
Teatro Bernardim Ribeiro | Telef.: 268 339 222

Produção: Contemporaneus, Associação para a Promoção da Arte Contemporânea
Co-Produção: Município de Estremoz
Apoios: Direcção-Geral das Artes, Direcção Regional da Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Regimento de Cavalaria n.º 3