Exposição ?Máscaras 1000 ? gramática de um aprendiz? em Estremoz

De 1 de Julho a 15 de Agosto irá estar patente no comércio tradicional do centro histórico de Estremoz a exposição ?Máscaras 1000 ? Gramática de um aprendiz?.

O Festival Escrita na Paisagem, em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz, traz ao Alentejo Máscaras 1000: Gramática de um Aprendiz, exposição do espólio constituído por mais de mil máscaras, da autoria do actor e artesão António Jorge.

Através de uma experimentação constante, António Jorge produz máscaras a partir dos materiais mais variados como papel, ráfia, pasta de madeira, colas, fio de algodão e utensílios de cozinha, trabalhando-os segundo um método sobretudo atento ao processo e à natureza dos materiais. O resultado são objectos fantásticos, capazes de interpelar a nossa imaginação; máscaras portadoras de mitos - estóriaspara os observadores mais atentos - activadas pelo olhar e fantasia de quem as observa.

Dividida em núcleos (ou "clãs", como o criador lhes chama) a maravilhosa colecção de máscaras de António Jorge espalha-se pelo Alentejo, podendo ser visitada no comércio tradicional do Centro Histórico de Estremoz, mas também em Avis, Évora, Montemor-o-Novo e Moura.Esta iniciativa é uma co-organização da Câmara Municipal de Estremoz, com produção do Festival Escrita na Paisagem 2011/Colecção B e apoio da Direcção Regional de Cultura do Centro e Associação Comercial do Distrito de Évora.