Exposição ?Os meus bonecos de Estremoz? na Galeria Municipal D. Dinis

No próximo dia 1 de Julho, pelas 18h00, na Galeria Municipal D. Dinis, irá ser inaugurada a exposição ?Os meus bonecos de Estremoz? de Noémia Cruz, inserida no Festival Escrita da Paisagem.

A exposição Os meus bonecos de Estremoz foi originalmente concebida para a edição de 2008 do Festival Escrita na Paisagem, em estreita colaboração com o Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho. Nesta a escultora Noémia Cruz, reinventa os Bonecos de Estremoz, aplicando na sua modelação uma estética muito própria. Esta é marcada por uma sexualidade expressiva e por questões de género que se reconfiguram e aprofundam na visão contemporânea destes Bonecos tradicionais. Neste novo passo do projecto, Noémia Cruz desafiou as Irmãs Flores, barristas locais, criadoras de bonecos de Estremoz segundo as práticas e estética tradicionais, a juntarem-se a ela, construindo um diálogo entre duas perspectivas muito distintas sobre um mesmo objecto e as mitologias nele contidas, entre o artesanato tradicional e a criação contemporânea.

A mostra, inserida no Festival Escrita na Paisagem 2011, será inaugurada a 1 de Julho, pelas 18h, estando patente até 28 de Agosto na Galeria Municipal D. Dinis.

Noémia Cruz nasceu em 1948 em Santana da Serra, Ourique.  Em 1980 concluiu a licenciatura em Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Exerce actividade docente no ensino básico, desde 1976, em Artes Visuais. Entre 1980 e 1998 trabalhou com o escultor Jorge Vieira em projectos de escultura, com especial destaque nas técnicas de terracota e engobes.

Participou em exposições colectivas desde 1977 e expõe individualmente desde 1987, encontrando-se representada, a nível nacional, em colecções públicas e privadas.

Esta iniciativa estará patente até ao dia 28 de Agosto, sendo uma organização da Câmara Municipal de Estremoz, através do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho.